Portal DataSP é lançado com foco na transparência e controle social de políticas públicas Notícias Observatório

28/11/2025 17:30

Ao celebrar seus 5 anos de existência, o Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (27/11), o Portal DataSP. Trata-se de plataforma criada para aumentar a transparência e fortalecer o controle social ao democratizar o acesso a dados sistematizados e regionalizados sobre a execução orçamentária e políticas públicas da cidade. A iniciativa representa um avanço significativo na disponibilização de informações sobre as políticas públicas municipais voltadas para a gestão da administração pública, pesquisadores, imprensa e cidadãos interessados no assunto.

O evento foi realizado presencialmente no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), que estava completamente lotado, ao reunir um público diversificado formado por representantes de universidades parceiras, profissionais dos setores público e privado, cientistas de dados, estudantes e membros da sociedade civil organizada. Em essência, o DataSP busca municiar a sociedade com informações confiáveis para promover políticas baseadas em evidências e combater as desigualdades socioespaciais em São Paulo.

A abertura do encontro ficou a cargo do conselheiro do TCMSP e supervisor da EGC, João Antonio da Silva Filho, que enfatizou que o trabalho do TCMSP e do Observatório está intrinsecamente ligado à boa aplicação do dinheiro público e ao desenvolvimento integral das pessoas, defendendo a democracia e a pluralidade. “Segundo a Constituição, a finalidade do Estado brasileiro é cuidar do desenvolvimento integral das pessoas, garantindo o bem-estar do cidadão, justamente o que esse evento representa”, declarou João Antonio. A intervenção do conselheiro mereceu grande atenção dos presentes ao contextualizar o papel do Tribunal de Contas na era da informação e apontar os desafios atuais para o controle externo e para o Estado Democrático de Direito.

A mesa dos trabalhos técnicos foi composta por um time de especialistas, que incluiu Egle Monteiro, coordenadora do OPP; Bruno Azuma, coordenador adjunto; e os coordenadores dos Grupos de Trabalho do OPP, Maria Angélica Fernandes, Harmi Takiya, Luciana Berardi, Danilo Fuster e Romulo Manzatto. Os participantes do evento apresentaram contribuições específicas e de alto nível em suas respectivas áreas, como gestão pública, direito do Estado, gênero, economia e ciência política. A abordagem de cada análise enriqueceu o debate, consolidando a percepção de que o DataSP é um projeto importante e bem fundamentado.

O coordenador adjunto do OPP, Bruno Azuma demonstrou a aplicabilidade prática da análise de dados espaciais no portal, enquanto Harmi Takiya trouxe o conhecimento profissional para o debate sobre urbanismo, mostrando a multidisciplinaridade do projeto.

A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão do conselheiro João Antonio e contou com a colaboração de diversos parceiros externos e secretarias municipais. O DataSP se destaca por reunir painéis interativos temáticos focados em eixos da administração municipal e motivos de estudos do OPP: Saúde, Educação, Urbanismo, Gênero e Regionalização do Orçamento Público. Durante a apresentação, os participantes puderam visualizar como a plataforma utiliza a ciência de dados e o conceito de dados abertos para transformar informações brutas em visualizações claras e acessíveis.

A mesa de debates contou com a mediação de Mariana Cury, cuja condução dinâmica garantiu o engajamento da plateia e a fluidez das discussões. A mediadora demonstrou sua capacidade ao sintetizar os pontos principais e extrair análises valiosas dos participantes.

O lançamento do DataSP marcou um ponto de partida para a gestão pública, fornecendo uma ferramenta vital para o exercício da cidadania ativa e do controle social. Com isso, a EGC reitera o compromisso de incentivar a inovação, a ciência de dados e a tecnologia a serviço do interesse público, promovendo eventos que conectam a academia, a técnica e a sociedade.

O encerramento do encontro na EGC foi marcado por uma roda de samba com apresentação do grupo musical Resenha De Crioulas, fundado em 2018, que é formado por mulheres que se destaca no cenário do samba paulista. Elas tocam e cantam juntas obras de autores conhecidos do cenário musical brasileiro, além de apresentarem composições próprias.

O Portal DataSP já está disponível para consulta aqui: datasp.observatorio.tcm.sp.gov.br/

Confira aqui a íntegra do evento: