O Tribunal de Contas do Município de São Paulo garantiu, nesta sexta-feira (2), a certificação ISO 9001:2015, norma fundamental para a instituição que deseja estabelecer um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em sua estrutura interna. O TCMSP foi o primeiro órgão público brasileiro a receber essa certificação, feito conquistado em 1996.
Durante dois dias, o Tribunal passou por um trabalho de auditoria, conduzido pelo auditor da Fundação Vanzolini, Marcelo Henrique Alvarenga. Neste ano, setores como o Escritório do Controle da Qualidade Total (ETQC), a Subsecretaria de Controle Externo (SCE), a Gestão de Relações do Trabalho (GRT) e as Coordenadorias I, II, III e IV foram foco desta fiscalização interna.
“Através de entrevistas, visitas a todas as instalações, fizemos uma análise minuciosa que configura o atendimento a essa norma”, disse Marcelo Alvarenga.
Suzana Mergulhão, chefe do ETQC, destacou a importância do TCM passar por esta avaliação. “Os benefícios e as melhorias do nosso processo de trabalho são visivelmente identificados nesta auditoria”.
Leven Mitre, representando o gabinete do conselheiro-presidente Eduardo Tuma, parabenizou o esforço de todos os setores envolvidos nesta avaliação. “É uma certificação importante que atesta toda a qualidade dos trabalhos dos relatórios de fiscalização que o Tribunal faz. É uma preocupação constante manter-nos como uma instituição de referência”.
Participaram da revalidação do certificado representantes dos gabinetes, da presidência e gestores de vários setores do Tribunal.