Quem somos Parceiros Grupos de Trabalho Notícias Podcast Publicações Eventos Multimídia Contato


Alunos da POLI-USP entrevistam a coordenação do OPP

22/02/2024 17:30

A proposta de atuação do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) motivou uma entrevista virtual na quinta-feira (22/03) realizada por alunos do quinto ano de graduação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). O objetivo foi obter informações detalhadas sobre o OPP para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Contribuições para implementação do Observatório do Centro de São Paulo”, da Poli/USP.

A reunião on-line contou com a participação da coordenadora do Observatório, Egle Monteiro, e da coordenadora adjunta, Harmi Takiya, que foram entrevistadas pelos universitários Gabriel Minozzi Pompeo e Henrique Miranda Catalan. Ao formular questionamentos sobre o trabalho desenvolvido pelo Observatório de Políticas Públicas do TCMSP, os estudantes deixaram claro que a experiência do órgão trará subsídios para o TCC, que é voltado à implementação do Observatório do Centro de São Paulo.

A orientação dos alunos é do professor Alex Abiko, titular em Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da USP desde 2002, que tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando em temas como cadeia produtiva da construção civil, gestão urbana e habitacional, engenharia urbana, habitação social, urbanização de favelas e sustentabilidade urbana. A coorientação está a cargo da pós-doutoranda Iara Negreiros, que atua em pesquisas voltadas para cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.

Os universitários fundamentam que o “Centro de São Paulo é uma região de suma importância para a cidade. Visando a contribuir com a implementação do Observatório do Centro de São Paulo, uma iniciativa iniciada em 2023, o trabalho apresenta revisão bibliográfica, estudo das bases de dados, entrevistas semiestruturadas e estudo dos indicadores das normas NBR ISO 37120, 37122 e 37123 aplicados na região. Espera-se auxiliar via contribuições, elementos e dados a evolução desse tema no centro urbano paulistano”.