Quem Somos
O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) é uma iniciativa que visa fortalecer o papel do Tribunal na avaliação da efetividade das políticas públicas no município de São Paulo.
No caso, a análise da efetividade das políticas públicas tem como foco a redução das desigualdades socioespaciais, com a implantação e execução das políticas e do gasto público e está alinhada com os instrumentos de planejamento do município e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes na Agenda 2030.
A criação do Observatório também dialoga com a “Declaração de Moscou”, resultado do Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INCOSAI), ocorrido na Rússia, em setembro de 2019. Esse documento orienta para a ampliação da atuação dos Tribunais de Contas nos diferentes países, sugerindo a ampliação do controle social na fiscalização dos resultados de Políticas Públicas, aprofundando as análises de dados para impactar de forma positiva a gestão pública.
Desde sua origem, o Observatório conta com a parceria de diferentes instituições acadêmicas, públicas e privadas, e da sociedade civil. Essa parceria permite um círculo virtuoso, onde o saber e a produção acadêmica aprofundam as análises das políticas públicas e os dados e indicadores gerados pelo Observatório servem de insumos para novos estudos e produção acadêmica.
Importante destacar, ainda, a parceria com diferentes secretarias municipais, de acordo com as áreas de atuação do Observatório. Essa parceria é valiosa, seja porque as secretarias são responsáveis pela execução das políticas públicas, seja porque muitas delas já trabalham com dados e indicadores importantes para o sucesso do Observatório.
O trabalho do Observatório teve início com as áreas de Educação, Saúde, Urbanismo, Gênero e Regionalização do Orçamento.
Conselheiro João Antonio da Silva Filho
Egle Monteiro
(Escola de Gestão e Contas)
Bruno Azuma Balzano
(Escola de Gestão e Contas)
Angélica Fernandes
(Gabinete Cons. João Antonio)
Danilo Fuster
(Escola Superior de Gestão e Contas Públicas)
Elizandra Hengles de Paula
(Escola Superior de Gestão e Contas Públicas)
Fulvio Giannella Júnior
(Assessoria de Imprensa)
Harmi Takiya
(Gabinete Cons. João Antonio)
Luciana Berardi
(Gabinete Cons. João Antonio)
Mariana Cruz Ferreira
(Coordenadoria IV)
Manoel Martins
(Unid. Téc. de Desenvolvimento de Sistemas)
Rafael Valverde Arantes
(Secretaria de Controle Externo)
Rafael Oliveira
(Estagiário)
Ricardo Ferreira Santos
(Núcleo de Tecnologia da Informação)
Romulo Felipe Manzatto
(Coordenadoria II)
Suelem Benício
(Escola Superior de Gestão e Contas Públicas)