Notícias
Em 9 de novembro, o Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promove um workshop sobre dois temas interligados e de grande importância na vida de todo cidadão e toda cidadã: dados abertos governamentais e inteligência artificial.
Na próxima terça-feira (24/10), às 10h, estará no ar um novo episódio do Pod Observar, o podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O tema que traremos nesta edição será Inteligência Artificial (IA), com a presença da professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP, Dora Kaufman.
A equipe do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) fará uma apresentação das atividades desenvolvidas por seus cinco grupos de trabalho para o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), uma das entidades parceiras do Observatório. A exposição será feita em 10 de outubro, a partir das 10 horas, na Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo também pelo portal do IEA-USP (www.iea.usp.br/aovivo).
Estreou na manhã desta segunda-feira, às 10 horas, o Pod Observar, o podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). E o programa de estreia contou com as participações do conselheiro dirigente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), João Antonio da Silva Filho, que também é conselheiro corregedor do TCMSP, e da advogada Egle Monteiro, coordenadora do OPP.
Nesta segunda-feira, 18 de setembro, estreia, às 10 horas, o Pod Observar, podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). É mais uma iniciativa para aproximar os munícipes paulistanos do importante trabalho de controle externo exercido pelo TCMSP por meio da discussão sobre a efetividade das políticas públicas propostas e implantadas pela Administração Municipal.
O GT Urbanismo, do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), realiza, em 21 de setembro, o workshop “PDE e a Revisão da Lei de Zoneamento”. O evento ocorre no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), das 10h00 às 12h00, e será aberto pelo conselheiro dirigente da EGC, João Antonio da Silva Filho.
O GT Gênero do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoverá, em 28 de agosto, das 14h30 às 17h30, o seminário “Um olhar sobre a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher: Auditoria Operacional do TCMSP”. O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.
Pela primeira vez um órgão de controle externo brasileiro se dedicou a realizar uma auditoria operacional para avaliar, exclusivamente, o atendimento prestado por uma prefeitura às mulheres vítimas de violência. O marco inicial da iniciativa ficou sob a responsabilidade de uma equipe de auditoras do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O assunto dominou a sessão plenária do Tribunal de quarta-feira (02/08), quando os resultados da auditoria operacional foram apresentados pelo relator da matéria, conselheiro Roberto Braguim.
O programa Encontros Plurais, iniciativa da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebeu o educador Alexandre Schneider para debater os desafios da Educação no Brasil, em especial na cidade de São Paulo. No encontro, foram tratados temas bastante atuais, como o uso de novas tecnologias nas salas de aula; a desigualdade social; a qualidade e universalização do ensino; além de medidas para conter a violência nas escolas.
Na tarde de quinta-feira, 29 de junho, o GT Saúde, do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), promoveu o seminário “Dilemas e perspectivas do SUS”. O evento, realizado no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do TCMSP, contou em sua abertura com uma saudação do conselheiro supervisor do Observatório e dirigente da EGC, João Antonio da Silva Filho, teve apresentação da coordenadora do OPP, Egle Monteiro, e mediação do coordenador do GT Saúde, Danilo Fuster.
A coordenadora do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Egle Monteiro, e a coordenadora adjunta, Harmi Takiya, acompanhadas de membros dos Grupos de Trabalho (GTs) que compõem o Observatório, realizaram reunião de trabalho com o professor Guilherme Ary Plonski, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), num apelo global a todos os países em favor da erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e garanta da paz e da prosperidade globais. São 17 objetivos que, numa perspectiva ambiciosa, deverão ser atingidos até 2030. Acima de tudo, servem de bússola para guiar políticas públicas e ações da sociedade civil. Para conhecer melhor quais essas metas e onde são investidos os recursos que financiam os ODS, clique aqui.
A próxima edição do programa Encontros Plurais acontecerá em 6 de julho, às 10 horas, no auditório da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O encontro debaterá os desafios da Educação no Brasil, particularmente na cidade de São Paulo.
Foco de estudos e discussões há pelo menos três décadas, a adoção do sistema de gratuidade no uso do transporte público para os munícipes de São Paulo foi tema de reunião técnica promovida pelo Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município. O encontro aconteceu na terça-feira (30/05) e foi ancorado pelo conselheiro João Antonio, relator da matéria Urbanismo, na Corte de Contas.
O GT Urbanismo, do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), realizou no auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal, na segunda-feira, 29 de maio, o workshop “A revisão do Plano Diretor”. O evento contou com a participação de diversos especialistas que enriqueceram o debate, abordando a questão por ângulos distintos.
O professor, cientista social e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Abrúcio, veio até a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), para falar sobre indicadores e a política educacional, na quarta-feira (18/05). Na plateia, a presença ilustre da Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otoniel Mota, Diretoria Regional de Educação em Campo Limpo.
Especialistas em Educação se debruçaram em questões cruciais para melhorar a qualidade do ensino na cidade de São Paulo, mediante o trabalho de análise que o Observatório de Políticas Públicas (OPP) e os auditores vêm fazendo, na tarde de quarta-feira (17/05). A coordenadora do GT Educação, Marian Bellamy, recebeu no auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), a gestora pública da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ananda Grinkraut, a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Élida Graziane, e o diretor de pesquisa e avaliação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Romualdo Portela.
O debate sobre o Plano Diretor e suas implicações no presente e no futuro da cidade de São Paulo inaugurou a nova temporada do programa Encontros Plurais, promovido pela Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), na manhã desta quinta-feira (11/05).
Integrantes do gabinete do conselheiro corregedor João Antonio da Silva Filho e do Grupo de Trabalho (GT) Educação, do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, acompanharam as etapas da Conferência Municipal de Educação na sexta-feira (14/04), das 18h às 22h, e no sábado (15/04), das 8h às 18h.
Os membros do GT Educação do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) participarão da Conferência Regional de Educação, que ocorre em 14 e 15 de abril nos territórios de cada DRE (Diretoria Regional de Educação) da cidade de São Paulo. Esse encontro é uma etapa de preparação para a Conferência Municipal de Educação, que acontecerá em 27 e 28 de maio.
A coordenadora adjunta do GT Urbanismo do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Harmi Takiya, participou do 3º Congresso Internacional da Paisagem Urbana (ICOUL) “Novos paradigmas para a gestão urbana sustentável”, realizado em Barcelona (Espanha) entre os dias 29 e 31 de março.
Será realizado, de 10 a 12 de maio, no auditório Conselheiro José Sebba do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) o 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined), que reunirá especialistas de todo o país para discutir a interação entre o controle externo e a sociedade na área da educação.
O local onde acontecem as sessões plenárias do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi palco, nesta quinta-feira (16), da apresentação aos servidores e às servidoras do site do Observatório de Políticas Públicas (OPP) desta Corte. O projeto visa contribuir com a atividade do Tribunal na avaliação da efetividade das políticas públicas no município de São Paulo.
A expressão “desigualdade”, principalmente no que diz respeito a políticas públicas para mulheres na capital paulista, foi a mais pronunciada na Conferência “Um diálogo sobre desigualdade de gênero e políticas públicas para mulheres na cidade de São Paulo: desafios atuais e perspectivas futuras”. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) na quinta-feira (09/03), no auditório da Escola de Gestão e Contas (EGC) do TCMSP. Durante duas horas, representantes de órgãos públicos e líderes da sociedade civil discutiram a questão, de importância fundamental para a cidade.
A Rede Nossa São Paulo publicou ontem, 7 de março, a pesquisa “Viver em São Paulo: Mulheres”, que apresenta um quadro das relações de gênero no âmbito doméstico e da violência e do assédio contra a mulher no município de São Paulo. Realizada no final de 2022, a amostra de 800 entrevistas online com moradores de 16 anos ou mais, mostrou que em quase metade dos lares paulistanos as mulheres continuam assumindo a maior parte das tarefas domésticas, destacando-se o preparo das refeições (67%) e a limpeza da casa (56%). Em relação ao cuidado diário com os filhos e com os membros idosos da família, elas também assumem a maioria das responsabilidades. Os números mostraram que “sem elas não há comida, casa limpa e organizada nem filhos e filhas prontos para serem levadas pelos homens para a escola”.
O Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP realizará, em 09 de março, a conferência "Um diálogo sobre desigualdades de gênero e políticas públicas para mulheres na cidade de São Paulo: desafios atuais e perspectivas futuras".
No dia 16 de março, quinta-feira, o conselheiro responsável pelo Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício Faria, o coordenador executivo, Marcos Barreto, e os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GTs) farão a apresentação do site oficial do Observatório aos servidores e às servidoras do Tribunal e também aos representantes das entidades parceiras do OPP. O encontro será realizado no Plenário do TCMSP, a partir das 10 horas.
A apresentação do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo provocou grande interesse dos participantes do VIII Congresso Internacional de Controle de Políticas Públicas, realizado entre os dias 1º e 3 de março em Salvador (Bahia).
Entre os dias 1º e 3 de março desse ano acontece o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, em Salvador - Bahia. No primeiro dia de evento, o Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo será apresentado, às 8h30, na Sala Tereza. O Observatório será representado pelos chefes de gabinete da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), Marcos Barreto, e do conselheiro dirigente João Antonio da Silva Filho, Angélica Fernandes.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Marcus Presídio, participou na segunda-feira (16/01) de uma reunião na Sala da Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) para conhecer o Observatório de Políticas Públicas. A ideia do gestor, recebido pelo presidente do TCMSP, conselheiro João Antonio da Silva Filho, e pelos coordenadores da iniciativa, é levar a experiência do Observatório para seu Estado. “Nada se cria, tudo se copia. As boas experiências, como é o caso do Observatório, devem ser replicadas em outros lugares e temos interesse de levar à Bahia esse projeto”, disse. A área da educação é, de acordo com Presídio, a primeira em que deve ser implantada a atividade, uma vez que é de grande interesse para o Tribunal que preside.
Foi lançado durante VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), na tarde de quarta-feira (16/11), no Rio de Janeiro, os hotsites do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As apresentações aconteceram durante a oficina "Construindo Observatórios de Políticas Públicas" e reuniram nomes como Maurício Faria, conselheiro do TCMSP e coordenador do Observatório de Políticas Públicas do Órgão; conselheiro João Antonio da Silva Filho, presidente do TCMSP; conselheiro Cezar Miola. presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); conselheiro Alexandre Postal, presidente do TCE-RS; Bruno Monteiro, diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS; e Marcos Rolim, vice-diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS.
Nesta quarta-feira (16), teve início o VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil (ENTC), que acontece neste ano no Centro de Convenções Windsor, na Barra da Tijuca (RJ). A organização é da Atricon, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Na Sessão Plenária do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) desta quarta-feira (26/10), o conselheiro Maurício Faria, responsável pelo Observatório de Políticas Públicas da Corte de Contas paulistana, convidou os demais membros do Colegiado e toda a sociedade civil para a “Oficina: Construindo Observatórios de Políticas Públicas: lançamento dos observatórios do TCE-RS e TCM-SP”. O evento será realizado no próximo dia 16 de novembro, das 14h às 16h, no VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC).
O Grupo de Trabalho (GT) de Regionalização e Orçamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu, na quinta-feira (07/07), uma reunião para tratar da apresentação dos trabalhos técnicos realizados pela Secretaria Municipal da Fazenda (SF) que estão sendo feitos com o intuito de ampliar a regionalização do orçamento na cidade de São Paulo. Na ocasião, também foram destacadas iniciativas com o mesmo objetivo desenvolvidas pela Unidade de Informações Estratégicas (UIE) do tribunal.
Na sexta-feira (21/10), o Grupo de Trabalho (GT) sobre Urbanismo do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) fez participação inédita em uma transmissão online ao vivo da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). O objetivo foi apresentar o Grupo e suas vertentes, debatendo sobre iluminação pública, violência urbana, mobilidade, áreas de risco, obras emergenciais, habitação de interesse social e recursos extra orçamentários.
Democratizar e facilitar o acesso das mulheres, e mais especificamente, das mulheres negras e pobres, às políticas públicas, de forma a ajudar a criar um País mais inclusivo e democrático. Esse é o objetivo do Orçamento Sensível a Gênero e Raça em discussão no Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Na sexta-feira (26/08), o Plenário da Corte de Contas foi o palco de uma discussão sobre essa temática que contou com a participação do coordenador do Programa de Planejamento e Orçamento Público da Fundação Tide Setúbal, Pedro Marin, do conselheiro Mauricio Faria, coordenador-geral do Observatório de Políticas Públicas, da coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) sobre Gênero do Observatório de Políticas Públicas e chefe de gabinete da Presidência, Angélica Fernandes, e da assessora de gabinete do conselheiro Roberto Braguim, Daniela Cordeiro de Farias. O presidente da Corte de Contas, conselheiro João Antonio da Silva Filho, mandou uma mensagem de saudação por vídeo.Ainda participaram da atividade o assessor da Presidência, Marcos Barreto, como mediador, e a subsecretária de Fiscalização e Controle (SFC), Luciana Guerra.
A mobilidade urbana é um tópico que demanda atenção, sobretudo dos grandes centros urbanos. Cada vez mais são necessárias discussões sobre o funcionamento dos transportes nas grandes cidades, com foco na sustentabilidade e acessibilidade da população que reside, trabalha e visita essas regiões. O professor Orlando Strambi, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, discute o assunto.
Elemento fundamental para se conhecer a dinâmica do gasto público nas subdivisões territoriais, a regionalização do orçamento é o foco da sétima edição de O Boletim. A publicação da Unidade de Informações Estratégicas (UIE) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) mantém a premissa de trazer fatos e indagações sobre temas relevantes do controle externo.
De acordo com um levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) o número de matrículas na educação básica nos 5,5 mil municípios do país diminuiu entre 2019 e 2021. A maior redução foi verificada em creches. Das três etapas de ensino, apenas o médio apresentou aumento no ingresso de estudantes. A pesquisa permite consulta detalhada do fluxo das matrículas nos estados, municípios e escolas públicas e privadas. De acordo com os dados, a região Sul foi a que apresentou maior queda de matrículas em creches.
Dando continuidade à programação da série de debates sobre “O Impacto da Pandemia de Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo”, transmitido pelas redes sociais da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), foi realizada, na quinta-feira (16/12), a sexta e última mesa do ciclo, com o tema: “Profissionais e trabalhadores de Saúde: imprescindíveis”.
A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), juntamente com seu Observatório de Políticas Públicas, encerrou, na terça-feira (30/11), o ciclo "A revisão do Plano Diretor, o desafio do financiamento e da participação popular - continuidade aos debates do Fórum SP 21". Essa última mesa do evento teve como foco os "Novos instrumentos de participação popular a distância".
O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promoveu, nesta terça-feira (23), o segundo seminário de urbanismo “A revisão do Plano Diretor, o desafio do financiamento e da participação popular: continuidade aos debates do Fórum SP 21”. O tema da vez girou em torno das experiências internacionais das Operações Urbanas Consorciadas (OUCs).
Nesta segunda-feira (22/11), teve início, na Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), o seminário virtual "A revisão do Plano Diretor, o desafio do financiamento e da participação popular: continuidade aos debates do Fórum SP 21". Neste primeiro encontro, o debate foi sobre os “Instrumentos Urbanísticos para o financiamento das cidades – OUCs e o princípio da recuperação dos investimentos do Poder Público face à valorização dos imóveis urbanos”. O seminário continua nos próximos dias 23, 29 e 30 de novembro.
Dando continuidade à programação do Ciclo de Debates sobre “O Impacto da Pandemia de Covid-19 na Saúde Pública em São Paulo”, transmitido pelas redes sociais da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), na noite dessa quinta-feira (18/11) foi realizada a mesa 5, com o tema “Covid longo: impactos e reabilitação no município de São Paulo”.
Começa hoje (18/11), às 19h, o terceiro dia do ciclo de debates "O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde pública em São Paulo”, da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Essa quinta mesa debaterá o tema "COVID longo: impactos e reabilitação no município de São Paulo".
Na próxima quinta-feira (11/11), a partir das 19h, começa o segundo dia do ciclo de debates "O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde pública em São Paulo”, da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do TCMSP. Nesta sequência de mesas será tratado o tema “Impactos da Pandemia na Saúde Materna e Infantil e no Planejamento Reprodutivo”.
O Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo realizou o evento de abertura do ciclo de debates “O Impacto da Pandemia da COVID-19 na Saúde Pública de São Paulo” nesta quinta-feira (4), via videoconferência.
A continuação do ciclo de debates da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sobre "O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde pública em São Paulo", promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do TCMSP na quinta-feira (4/11), trouxe o tema "Relações familiares, saúde mental e luto na pandemia: os desafios ocultos na quarentena" durante a mesa 2.
Representando o Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Egle Monteiro e Daniela Perre participaram, nesta quinta-feira (30/09), da 26ª sessão do Fórum SP 21, cujo tema foi “Gestão orçamentária e o financiamento da cidade de São Paulo”.
O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), João Antonio da Silva Filho, e o conselheiro dirigente da Escola Superior de Gestão e Contas do órgão de controle, Maurício Faria, participaram de apresentação on-line do Plano (Re)age SP, na tarde desta quinta-feira (27/05). O projeto, uma parceira entre a Rede Nossa São Paulo e a Fundação Tide Setubal, propõe mecanismos de regionalização do orçamento público na cidade de São Paulo.
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) celebrou recentemente um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) que tem por objeto “promoção, desenvolvimento e execução de projetos e atividades para capacitação, treinamento e qualificação dos seus corpos técnicos e funcionais e consolidação do observatório de políticas públicas do TCMSP”.
Nesta sexta-feira (11/12) ocorreu o encerramento, em ambiente virtual, do Seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O objetivo do encontro foi a consolidação de propostas e profunda discussão sobre políticas públicas, nas áreas de Educação, Saúde e Urbanismo.
Dando continuidade aos trabalhos do seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas, a segunda mesa da manhã dessa sexta-feira (11/12) foi dedicada à síntese das mesas de debates que abordaram temas relacionados aos indicadores nas áreas de educação, saúde e urbanismo, na tarde de ontem.
O segundo dia (11/12) de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) teve como foco o planejamento do futuro com base na ideia de criar um laboratório de políticas públicas para a cidade de São Paulo por meio do uso de tecnologia. O evento, via videoconferência, contou com a mediação da auditora de Controle Externo do TCMSP, Daiesse Bomfim, e palestras do subsecretário de Fiscalização e Controle, Lívio Fornazieri, da professora do Instituto de Estudos Avançados da USP, Roseli de Deus Lopes, e do professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Wilson Levy.
Dentro da programação de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), a mesa de debates ll reuniu, na tarde da quinta-feira (10/12), especialistas em torno do tema “Indicadores na área da Saúde”.
O Seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP prosseguiu na tarde de quinta-feira (10/12) com a realização de três mesas de debates simultâneas. O tema de um desses encontros, que reuniu especialistas no ensino, foi: “Indicadores na área de Educação”.
A primeira palestra da programação do seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas, na manhã dessa quinta-feira (10/12), foi proferida pelo médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Paulo Saldiva, com o tema “As desigualdades na cidade de São Paulo”. A apresentação do palestrante ficou a cargo do presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas (ECG) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Maurício “Xixo” Piragino.
Para finalizar a manhã de debates no seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), a terceira mesa debateu, via videoconferência, a regionalização do orçamento da capital paulista.
Na manhã dessa quinta-feira (10/12) teve início o seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).
A atuação do Observatório terá como foco a identificação de desigualdades nas políticas e no gasto público e estará alinhada com os instrumentos de planejamento do município e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes na Agenda 2030, pactuados com a Organização das Nações Unidas.
Na manhã desta quarta-feira (09/12), o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Xixo/Maurício Piragino, foi o convidado do programa “Tertúlia”, no canal do Youtube da TV Democracia.
Nos dias 10 e 11 de dezembro será realizado, em ambiente virtual, o Seminário de lançamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O programa busca sistematizar dados da Prefeitura e do órgão de controle para produzir indicadores sobre políticas públicas na cidade de São Paulo, em áreas como Educação, Saúde e Urbanismo.
Retomando o último dia do XI Educontas - Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas, o segundo painel, dessa terça-feira (27/10), contou com a apresentação das experiências inovadoras e os desafios enfrentados por algumas Escolas de Contas diante do novo cenário de ensino remoto emergencial. Foram convidados representantes das Escolas de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A mesa on-line foi iniciada pela coordenadora de Cursos de Extensão da EGC, Samira Saleh, e mediada pelo vice-presidente do TCE-CE, Edilberto Carlos Pontes Lima, que também é vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Para lançar luz sobre os desafios educacionais num contexto de pandemia e projetar cenários futuros da atuação docente e de políticas públicas dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica, a Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo promove o ciclo de debates “Perdas e desafios da Educação na pandemia”. Nos dias 11 e 18 de setembro, em ambiente virtual, gestores públicos e especialistas em Educação discutem os impactos da crise sanitária e alternativas possíveis para mitigar os danos nessa área profundamente afetada.