Você sabia que estudos científicos atuais demonstram rigorosamente os efeitos das desigualdades sociais e da injustiça tributária na cidade de São Paulo? E que as diferenças nas condições de vida, de oportunidades e no acesso a recursos têm reflexos diretos nas finanças públicas, no planejamento urbano e políticas habitacionais da cidade? Para tentar responder a essas e outras perguntas o novo episódio do Pod Observar, o videocast do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, vai tratar de justiça tributária e das distorções que o sistema apresenta. O videocast vai ao ar a partir de 10 horas da próxima terça-feira (26/08).
Para falar das conclusões de sua tese de doutorado “Propriedade e desigualdade: IPTU e acesso à habitação em São Paulo (1995-2020)”, o convidado do programa é Guilherme Minarelli, pesquisador-júnior do Centro de Estudos da Metrópole, do CEBRAP; pesquisador associado do Laboratório Justiça Territorial, da Universidade Federal do ABC, e do City Infrastructure Equity Lab, no Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Guilherme também é membro do GT Regionalização do Orçamento do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
O trabalho científico foi defendido no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os estudos de Guilherme Minarelli concentram-se em políticas urbanas e desigualdades, investigando a relação entre finanças públicas, planejamento urbano e políticas habitacionais, com foco em como as instituições, os atores e as dinâmicas espaciais impactam os processos e resultados redistributivos das políticas públicas.
No próximo episódio do Pod Observar, o entrevistado apresentará muitas informações e reflexões que ajudam a obter uma visão mais nítida de como utilizar os tributos para a promoção da justiça tributária e social; destaca que reformas progressivas do IPTU são possíveis na cidade mesmo com resistência de grandes proprietários; e aponta o papel da sociedade civil e de movimentos por moradia no processo de reforma tributária.
Para assistir a essa entrevista ou rever outras que já foram realizadas, basta acessar o canal do Pod Observar no Spotify; o portal do Observatório de Políticas Públicas ou o canal da Escola no Youtube. Participe e divulgue novos conhecimentos que podem melhorar a vida das pessoas.