Grupo de Trabalho em Educação - Dados e Indicadores

A partir da seleção de alguns indicadores dentro do grande volume de dados disponível sobre a Educação municipal de São Paulo foi elaborada a territorialização e análise de dois indicadores que estão relacionados com a aprendizagem: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep), um indicador de gasto regionalizado por Distrito e três indicadores que dialogam diretamente com o contexto pandêmico pelo qual estamos passando. Esses três indicadores são taxa de abandono, universalização do Ensino Infantil (4 e 5 anos) e Educação de Jovens e Adultos. Os indicadores de aprendizagem também são fundamentais no momento da pandemia, a fim de que possamos avaliar as perdas de aprendizagem ocorridas nesse período. A partir desses indicadores iniciais, há a percepção de que é necessário aprofundar algumas análises, o que o GT se propõe a fazer em parceria com a academia por meio de propostas de pesquisa aplicada. Um desses temas inicialmente identificados é a taxa de abandono. Ela diz pouco num contexto pandêmico e entende-se ser necessário um estudo longitudinal de acompanhamento das matrículas, a fim de capturar dados de evasão. 

A proposta é ampliar e complexificar os indicadores analisados, assim como promover o cruzamento das informações.