Para a oferta dos serviços de saúde, são necessários recursos públicos para a contratação de funcionários de saúde, aluguel de imóveis, despesas de manutenção, água, luz, entre outros.
Descrição do indicador: o indicador demonstra o total do gasto em uma Unidade Básica de Saúde efetuado pela organização social.
Relevância do indicador: demonstração da alocação de custos em determinada unidade, de forma a demonstrar, de maneira regionalizada, os recursos alocados para determinada população. O indicador também contribui para que posteriores indicadores e estudos possam ser feitos com base nos dados apresentados.
Fonte: WebSAASS (Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços de Saúde).
Fórmula de cálculo: total de gastos efetuados pela Organização Social, em determinado mês, em uma UBS ou região.
Frequência: mensal.
Unidade de medida: Reais (R$).
Período de apuração: anual, 4 meses após o período analisado.
Valor base: N/A.
Notas técnicas: a) os dados são apurados através do WebSAASS, sistema que é alimentado pela própria Organização Social, de forma a fornecer elementos para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizar a fiscalização do contrato de gestão; b) alguns custos da unidade não são abrangidos por esse indicador, pois não são efetuados pela organização social (ex.: medicamentos utilizados na unidade, eventual servidor cedido pela SMS, etc.).
Forma de extração: Painéis de Controle > Painéis de Controle Financeiros > Painel Demonstrativo de Despesas > (busca por contratos).