Dados e Indicadores - Meio Físicos, Favelas e Áreas de Risco

Meio Físico, Favelas e Áreas de Risco

(análise de Harmi Takiya e Gisela Nascimento)

Fontes dos Mapas: PMSP/GEOSAMPA (2022).

 

O estudo do meio físico para definição de projetos urbanos é muito importante, tipos e características do solo (com maior ou menor susceptibilidade à erosão, facilidade de escavação, compactação, entre outros), padrão de drenagem, feições morfológicas do terreno (morros com declividade mais acentuada, ou áreas de baixada próxima aos córregos) regime pluviométrico e recorrências de chuvas são alguns elementos que podem indicar potencialidades e limitações do uso e ocupação do solo (PMSP, 1992; Verde e Santos., 2018, Zaine, 2000). 

Os atributos do meio físico são relevantes em estudos ambientais, entretanto, em face ao enfoque adotado pelo  GT Urbanismo – e do Observatório como um todo, o olhar da DESIGUALDADE nas políticas públicas, traz-se aqui para discussão, um vetor que reflete a dinâmica econômica e social do território paulistano, como o mapeamento de favelas, áreas de risco e obras emergenciais. 

Neste tema serão apresentados os seguintes mapas: Carta Geotécnica; Mapa de Declividade e de Favelas; Mapa de Ocorrências de Áreas de Risco e Obras Emergenciais. Clique nos nomes dos mapas na barra lateral a esquerda para visualização.