Dados e Indicadores - Carta geotécnica e Mapa de Declividade

CARTA GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO e MAPA DE DECLIVIDADE

(análise de Harmi Takiya e Gisela Nascimento)

Fontes dos Mapas: PMSP/GEOSAMPA (2022).

A Carta Geotécnica foi elaborada por uma equipe de geólogos da Prefeitura de São Paulo (PMSP, 1992, clique aqui para ler o Relatório Carta Geotécnica, e foi publicada em 1992, juntamente com 81 folhas em escala 1:10.000 contendo o mapeamento geológico-geotécnico. As classes geotécnicas relacionam tipo de solo e declividade do terreno.

Foram definidos 10 tipos de maciços de solo e rocha, com características geotécnicas distintas, como pode ser verificado no mapa, ao “clicar” em um determinado maciço. Algumas delas são descritas a seguir.

A cor amarela representa as planícies aluviais, que se espalham ao longo dos rios e córregos, sendo mais evidente próximos aos rios Pinheiros e Tietê, onde desenvolvem-se planícies com mais de 2km de largura e espessura média de 10m (Takiya 1997; PMSP, 1992)., tem grande ocorrência nos territórios das subprefeituras de Pinheiros, Vila Guilherme, Mooca, São Miguel. Apresentam declividade até 5% (veja no mapa de declividade), São áreas propensas a recalques e sujeitas a inundação.

A cor rosa no mapa indica os maciços de gnaisse que predominam nas áreas sul, e sudoeste do município (Distritos de Marsilac, Campo Limpo, Jardim Angela, Capão Redondo, Vila Andrade, Butantã, entre outros), as características geotécnicas do solo de gnaisse não são favoráveis uma vez que apresentam erosão intensa em qualquer classe de declividade. Os escorregamentos e deslizamentos podem ocorrer nos maciços de gnaisse em declividades acima de 25%.

Os sedimentos terciários estão representados na cor laranja ocupam a áreas do centro expandido (distritos Moema, Campo Bela, Saúde, Liberdade, Perdizes), adentrando parte da zona leste (Penha, Vila Matilde, Tatuapé, Agua Rasa, Mooca). Apresenta horizonte superficial de textura argilosa, pouco sujeito a erosão, excelente para execução de aterros, dificuldade de escavação em declividades acima de 25%.

Os blocos de rocha e matacões estão presentes principalmente na unidade granitóide (cor vermelha), que ocorre notadamente na zona norte do município (Freguesia do Ó, Cachoeirinha), os problemas relacionados são: recalques diferenciais, dificuldade de escavação, rolamentos de matacões, entre outros.

O MAPA DE DECLIVIDADES divide o Município nas seguintes categorias de declividades: até 5%, de 5 a 25%, 25% a 60%, maior que 60%. As favelas estão representadas em polígonos (pequenas áreas na cor preta), que totalizam mais de 1700 favelas (PMSP/GEOSAMPA, 2022), com maior ocorrência   nas áreas periféricas de São Paulo, nas maiores declividades, na zona sul (Campo Limpo, Capão Redondo , Jardim Ângela, sudeste (Campo Grande), norte (Brasilândia e Cachoeirinha) e mais generalizadamente espalhadas na zona  leste, com maior concentração nos distritos de  São Mateus e São Rafael.