Dados e Indicadores - Mapa de Iluminação

Análise do Mapa de Iluminação por Setor Censitário:

(análise de Ricardo Ferreira Santos)

Fonte dos dados: PMSP/Geosampa

Destacou-se a localização dos parques e áreas verdes, pois é sabido que essas regiões costumam possuir iluminação apenas nos locais de trânsito de pessoas.

Observando o mapa, percebemos que há uma concentração maior de pontos de iluminação na região central da cidade, principalmente na Sé. Tal concentração faz sentido, pois a região possui locais de circulação exclusiva de pedestres, espaços públicos como o Vale do Anhangabaú, Edifício Matarazzo, bem como locais históricos como a Igreja da Sé.

Contudo, a distribuição da iluminação não é uniforme. É possível perceber em locais muito próximos distribuições de “10 - 30” e de “0 - 5”, o que acaba, de alguma forma, deixando ruas/avenidas muito mais claras do que outras. Temos, por exemplo, miolo de bairros com baixo índice de iluminação, como: Moema; Campo Belo; Ipiranga; e Sacomã.

Considerando a densidade demográfica da Cidade, percebemos que áreas como Marsilac, Parelheiros e Grajaú possuem baixo índice de pontos de iluminação por setor censitário, o que faz sentido, pois a densidade demográfica é menor. Contudo, percebemos também que a região de Jaguaré e Butantã, que possuem densidade demográfica média, o índice de pontos de iluminação é baixo, o que contraria a expectativa.